11.7.08

nem o tempo.

Hoje à tarde a uns 50 Km por hora: "Sou a favor de um terceiro mandato!" Está escrito anonimamente numa via carioca, no Bairro do Estácio, em um enorme outdoor de fundo branco e com letras garrafais em vermelho. Será um ataque da oposicão? Será o posicionamento marcado da imprensa em favor aos interesses mercantlistas? Será uma propaganda governamental? São tantas opções que permitem mais e mais garantir vendagem de periódicos para todos os gostos. Tempos atrás, uma famosa revista de nome verbal, soltou o verbo propagandista para disseminar, pela cidade carioca, imensos painés coloridos representando suas capas. A capa compra o conteúdo. O continente maior que o conteúdo. E "alguma coisa está fora da ordem...".
Uma frase; uma pedra lançada não têm volta. Aos poucos, carro a carro, andando ou parado, irá perceber o conteúdo do painel. Se parado, uma atenção; se andando, sugestão. Aquilo, que chamam de, vez em quando, de intuição, de inspiração acontece com qualquer um. Vê, porém não olha. Olha, porém não entende. E assim se sabe sem querer saber como. Sabe-se e pronto. Aos pouco, aos pouco, aos pouco, aos pouco, aos pouco, aos pouco, aos pouco, aos pouco, aos pouco, aos pouco....naturalmente natural.
Aliás, "eu vejo o futuro repetir o passado, eu vejo um museu de grandes novidades...". E o povo continua a assistir (a)o espetáculo como o artigo adquire um grave acento: na prática, nada muda.

10.7.08

No meio do caminho, menos pedras!

Mais uma se foi. Pedras e mais pedras saindo do caminho. O caminho vai ficando sem elas - uma pedra no caminho? Não. Menos uma pedra no caminho. Às vezes, com pedras, faz-se um castelo; porém, com menos pedras, sobra mais sapato. Sapato sem pedras.

Ai , que alívio.