3.7.08

Aos seus olhos!

Hoje, acordei pedra
e vou dormir
areia.

1.7.08

Lente da verdade!

Está dada a largada! A corrida para a troca ou a permanência do poder local já começou. Alguns rostos já conhecidos; outros nem tanto. A memória é curta. A vontade de ganhar é enorme. Vale tudo nessa luta, em que se ganha vendendo ilusões. Fala-se de problemas e de dificuldades, mas não sabem a real dimensão de como é sentir frio, fome e falência. Problemas no papel, são letras. Viver como se vive com os problemas, é um triste sonho; utopia.

Sugiro deixarmos por aqui tudo que se sabe sobre as promessas e os feitos dos candidatos. Façamos uma lente. Um foco para quem merece ser visto. Para aqueles que não, o terrível umbral do esquecimento!

http://www.consciencia.net/brasil/eleicoes/monitor02.html

Quantos sesquicentenários devem ter?

150 anos de evolução
HÁ EXATOS 150 anos, numa saleta da Sociedade Lineana de Londres, um grupo de naturalistas anunciava ao público ali presente os contornos de uma teoria que alteraria para sempre o modo de compreender a origem e a variedade da vida em nosso planeta. Era a teoria da evolução por seleção natural, concebida de forma independente por Charles Darwin e Alfred Russel Wallace.O real alcance dessa idéia -uma das mais importantes do pensamento ocidental-, passou quase despercebido na ocasião. Os próprios naturalistas presentes no evento não pareciam mais interessados nos trabalhos de Wallace e Darwin do que nos outros itens da pauta da reunião, que incluía a leitura de uma carta "sobre a vegetação em Angola" e a descrição de um novo gênero da família das abobrinhas.Os teólogos, porém, não demoraram muito a dar-se conta do tamanho da revolução darwiniana. Pequenas variações entre indivíduos surgidas ao acaso e selecionadas pelo ambiente -os mais aptos tendem a ter mais descendentes, com características parecidas- podem, ao longo de Eras, produzir novas espécies. Todos os seres vivos do planeta, da rainha da Inglaterra ao mais humilde organismo unicelular, possuem um ancestral comum. Deus já não é necessário para explicar a exuberância das formas de vida. A biologia pôde enfim tornar-se uma ciência, que prescinde de causas sobrenaturais.
A idéia é tão perturbadora que mesmo hoje ainda não é bem aceita. É provavelmente a tese científica mais atacada de todos os tempos. Seus detratores tentam desqualificá-la descrevendo-a como "apenas uma teoria", que estaria no mesmo plano epistemológico de "concorrentes" como o design inteligente e o relato bíblico do Gênesis.É claro que tudo em ciência é "apenas" uma teoria -aí incluída a gravitação universal. A evolução, mais ou menos como Darwin e Wallace a postularam, segue firme e produtiva. É capaz de explicar fenômenos como a resistência de bactérias a antibióticos e tem gerado novos e promissores campos de investigação, como a farmacogenética.É uma lástima que, 150 anos após sua primeira exposição, a teoria e os fatos da evolução ainda sejam tão incompreendidos.
Atenciosamente,

Homenagem

Em 01 de julho de 2008, comemoram-se os 150 anos da Teoria da Evolução. Um dos maiores saltos intelectuais da Historia da Humanidade. Parabéns a Darwin e a Wallace por esta revolução científica e a todos os cientistas que trabalham com a TE..!!O objetivo desta homenagem não é simplesmente convencer os criacionistas do contrário, mas sim fortalecer a ciência e o conhecimento humano como auxilio ao progresso da sociedade brasileira; além de prestar esclarecimentos aos religiosos em diversos assuntos relacionados ao tema. Espera-se que estes debates esclareçam duvidas, conhecer de antemão os argumentos criacionistas e refutá-los, dar aos leigos a chance de conhecer o que significa a evolução, e também, fornecer idéias e argumentos.
São apenas 150 anos do início dos esclarecimentos acerca da evolução. Sobre o início de tudo, as religiões ainda tomam conta; no entanto, o processo em si anda junto a acurácia metodológica da ciência. Como não existe verdade absoluta, espera-se que mais 150 anos apareçam com mais e mais novidades e explicações a respeito de nossas origens.
Se até as pedras evoluem, imaginem as flores, minhas flores!

Pedra vazia

Um dia, areia
outro dia, montanha
pedras sobre pedras
nas costas de ninguém.

ninguém.
escondo-me no silêncio
surdo
dos cegos à paixão.

Mudo.
as palavras do vazio
percorrem o nada
de ninguém.

às vezes, pedra
outras vezes, areia
mais uma vez, montanha
e, por fim, ninguém.

O mundo anda
trota
e não quer voltar
a ninguém.

O mundo anda sozinho.
Ninguém com ninguém
com mais ninguém
sociedade.

29.6.08

"Gentileza gera gentileza"!

Gentileza Composição: Marisa Monte
Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
A palavra no muro
Ficou coberta de tinta

Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
Só ficou no muro
Tristeza e tinta fresca

Nós que passamos apressados
Pelas ruas da cidade
Merecemos ler as letras
E as palavras de Gentileza

Por isso eu pergunto
À você no mundo
Se é mais inteligente
O livro ou a sabedoria

O mundo é uma escola
A vida é o circo
Amor palavra que liberta
Já dizia o Profeta

E aí, Pedras, já fizeram suas gentilezas?