18.11.08

Correspondente do além-céu


Mais uma pedra para este aerópago virtual. Mais uma de Goiás, da cidade das pedras mais bonitas. Seja bem-vinda Pedra! A segunda maior pedra de nosso caminho. Não é nenhuma esmeralda, mas possui um valor inestimável - o valor histórico-científico. 2,5 toneladas! Massa e muita estória para contar.

18/11/08 - 12h19 - Atualizado em 18/11/08 - 13h14

Fazendeiros encontram segundo maior meteorito do Brasil

Meteorito foi localizado no interior de Goiás.Objeto metálico pesa cerca de 2,5 toneladas.

Do G1, em São Paulo, com informações da TV Anhanguera

Moradores de uma fazenda no interior de Goiás descobriram, por acaso, um meteorito que lembra aço na sua propriedade. Um pedaço do material foi encaminhado para o Museu Nacional do Rio de Janeiro analisar. A instituição catalogou e afirmou que ele é o segundo maior já encontrado no Brasil. A suspeita é que tenha caído há centenas de anos e pesaria 2,5 toneladas.

O fazendeiro Eli Braz de Oliveira encontrou a rocha na propriedade da família, mas pensou que fosse uma pedra de manganês. Assim, durante anos a peça foi ignorada pelos proprietários. Recentemente, para verificar, retirou uma amostra do objeto e enviou para a análise. A astrônoma Maria Elizabeth Zucolotto, do Rio de Janeiro, foi quem examinou a peça.

Ao descobrir que se tratava de um material incomum, o fazendeiro Oliveira decidiu retirar o meteorito do local. Enterrou o objeto em uma casa na cidade de Campinorte, a 300 km da capital Goiânia, e saiu da fazenda. Isso porque os fazendeiros pretendem vender o meteorito por um milhão de reais.


Meteoritos são fragmentos de asteróides, planetas ou cometas. Podem ser rochosos ou metálicos. A maioria se desintegra na atmosfera, mas alguns atingem a superfície da Terra.


http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL866266-5603,00-FAZENDEIROS+ENCONTRAM+SEGUNDO+MAIOR+METEORITO+DO+BRASIL.html

Nenhum comentário: